sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cavaleiro de Paus


Golden Tarot of Klimt - Knight of Wands

Uma vez, li sobre uma classificação que dividia as pessoas em iniciativas, acabativas e empreendedoras. As iniciativas são pessoas que têm muito potencial para começar um novo ideal; as acabativas conseguem dar continuidade a algum projeto; e as empreendedoras têm uma visão mais ampla do todo e, mesmo não participando de toda a execução, conseguem articular do desenvolvimento à conclusão.

Isso me lembrou um herói mitológico chamado Belerofonte.
Belerofonte chegou a Tirinto e foi muito bem recebido pelo rei. Como ele era muito sedutor, a rainha Antéia apaixonou-se por ele, e para evitar qualquer fatalidade, Belerofonte foi enviado para uma missão: a destruição de Quimera, monstro de aparência horrenda que soltava fogo pela boca.

No caminho de sua missão, Belerofonte foi alertado por um vidente que teria sucesso se domasse o cavalo alado Pégaso. Com a ajuda de Atena e um freio de ouro, Belerofonte conseguiu capturar o cavalo e, sobrevoando o local onde Quimera estava, lançou uma flecha com ponta de chumbo. Quimera, furiosa, urrou e jorrou seu fogo que derreteu o chumbo e acabou por matá-la.

Belerofonte, nosso herói, ficou tão satisfeito com sua conquista que ousou realizar qualquer coisa, inclusive o impossível: voou com Pégaso até o Olimpo. Zeus, chocado com tamanha audácia, acertou um raio em Pégaso que não resistiu e morreu.

Essa história é representada pelo Cavaleiro de Paus no baralho de tarô mitológico. E quando ela aparece em um jogo, mostra um momento de muitas novidades e desafios que estão por vir e que não podem mais ser evitados. O Cavaleiro de Paus mostra também a coragem e a audácia de acreditar que tudo é possível, que mesmo o monstro mais feroz pode ser enfrentado e a aventura mais absurda pode ser realizada. Ele tem um grande potencial de ser ouvido, consegue movimentar pessoas pelo seu ideal, consegue convencer os outros e a si mesmo que aquela crença é verdadeira.

Belerofonte representa o poder da iniciativa, de difundir uma idéia, uma ação, um objetivo e conseguir se convencer que só aquilo pode ser feito. Mas ele acaba cego pelo seu próprio ego, e não percebe que, por sorte, com a ajuda de Atena consegue domar Pégaso e matar Quimera. Falta em nosso herói o poder do empreendedor, de analisar o todo complexo e ver quais passos ele pode dar e em que momento ele pode fazer isso.

Ao mesmo tempo em que o Cavaleiro de Paus nos dá o poder da novidade, da energia para a aventura, nos traz também a desconfiança da incerteza, de algo não muito maduro. Belerofonte está muito mais perto de sair do Pégaso e começar uma nova aventura com outros tantos riscos do que ‘enterrar’ seu cavalo antes de começar tudo de novo. 

Assim, o grande aprendizado dessa carta é nos posicionarmos como um empreendedor, que enxerga o todo, que está pronto e motivado para a batalha, que tem estratégia e não conta apenas com a sorte. Nossa energia da iniciativa deve se manter de forma coerente para não nos perdermos: ser o empreendedor que consegue entender isso, e não o Belerofonte que é apenas iniciativo.

2 comentários:

  1. Adoro ler seus posts, mas toda vez me pego a pensar como preciso que você leia pra mim... Ai que saudade! Parabéns pelo blog. Sabe, eu não sei se o meu Cavaleiro de Paus está passando, ou não vai parar mais de passar... ehehe enfim, precisamos conversar!! Bjo grande
    Taiz

    ResponderExcluir
  2. Quando você vai ler para mim, hein? :) Emerson

    ResponderExcluir