segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Carro

O mal deste século é a ansiedade. Cada um interpreta de um jeito, mas todo mundo sente que as coisas são para ontem e que o momento de viver cada demanda interna é agora.  Se não realizarmos agora nossa demanda, nem sabemos como lidar com a frustração. Às vezes não conseguimos nem entender qual é a demanda, pois a ansiedade nos atropela!

Para retratar essa passagem, vou contar uma história.

Hera estava cansada das traições de Zeus e resolveu ter um filho por produção independente, tomando uma poção. Assim, Hera engravida sozinha e passa a gestação toda pensando na vingança que está fazendo ao amado e finalmente dá à luz Ares, deus da guerra.

Ninguém disse que ia ser fácil sair do castelo encantado, não é mesmo? Lá, dentro do castelo, estamos protegidos, temos uma ponte levadiça que não deixa os inimigos entrarem, além das paredes serem feitas de pedras. Também temos um rei e uma rainha que nos atendem em todos os nossos desejos, às vezes a gente nem precisa ter o trabalho de pensar o que queremos, a solução já está ali ao nosso alcance: o desejo é realizado antes mesmo de ser um desejo.

No caso de Ares, o castelo descrito acima não existiu. Ele ficou 9 meses preso em um castelo raivoso, cheio de ódio e vingança. E quando finalmente nasceu, por ser extremamente agressivo - talvez estivesse apenas tentando se defender de um lugar desconhecido - ficou um tempo aprisionado em um jarro de barro.

Ares carrega em si a iniciativa e o prazer da briga, da batalha, da discussão, da competição. Sua energia e sua força lhe proporcionam uma criatividade enorme, pois ele está sempre disposto a querer mais. Ele tem vontade, uma vontade impulsiva de sair fazendo, sempre.

Na carta O Carro do baralho de tarô mitológico, temos Ares em cima de uma biga, conduzindo dois cavalos sendo que cada um está para um lado diferente. A imagem retrata bem a sensação descrita em todo esse cenário: um carro potente, um condutor sobre ele, 2 animais fortes e cada um indo em uma direção. O que vai acontecer? Para que lado vou primeiro?

Não é força que devemos fazer para controlar esses cavalos, é condução, jeito, atitude... Não é precipitação nem arrogância que precisamos. É paciência, tranqüilidade, criatividade e iniciativa de fazer os cavalos seguirem para o mesmo lado.

A ansiedade nos faz querer realizar nosso desejo imediatamente, nos faz querer guiar esse carro a todo custo, independentemente da direção dos cavalos. Mas a probabilidade da gente cair é grande então, se usarmos as potencialidades que desenvolvemos nesses momentos, como a energia que dispomos e a criatividade, conseguimos sim organizar os cavalos e seguir em paz. Basta acreditar, olhar O carro, respirar fundo e seguir. Às vezes, adiar um prazer imediato, por mais difícil que seja, nos é imensamente recompensador. Conseguimos adiar?

4 comentários:

  1. Sil, exatamente 2 cavalos, cada um querendo ir para um lado, é o retrato da minha cabeça na verdade...um quer seguir o caminho do coração (alma), o outro, da mente (ego). Continuo tentando dar uma só direção...mas agora estamos chegando no ponto de decisão...rsrs..bjs, Clau

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Silvinha, como sempre! :)
    Beijo,
    Emerson

    ResponderExcluir
  3. Olá minha jovem . E a foto postada tem representação ? Significado ? São arreios para correçôes de rumo ? Um abraço .
    Tia Helô

    ResponderExcluir
  4. Sil amei o texto e quase morri de rir com o vídeo, me identifiquei muito! kkk
    Bjo querida, saudades.

    ResponderExcluir