segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ás de Espadas


Restaurante em Toledo - Espanha

Acabei de ler um livro muito legal chamado O dia do Curinga de Jostein Gaarder, o mesmo autor do Mundo de Sofia. Acho até que demorei para ler esse livro, mas as coisas acontecem no momento certo, sempre soube disso.


A história é repleta de fantasia, é uma viagem de pai e filho pela Europa (da Noruega até a Grécia) em busca da mulher / mãe que os abandonou com a intenção de 'se encontrar'. Mas o bacana do livro é a estrutura dele, dos diálogos e reflexões até a organização dos capítulos.

O livro é contado pelo filho, um garoto que vê o pai como um filósofo colecionador de curingas de baralho. Fazendo uma alusão à tudo isso, os capítulos são divididos conforme as cartas do baralho e, o primeiro capítulo é o Ás de Espadas.

A carta Ás de Espadas no tarô representa o começo de alguma coisa que ainda está muito imatura, está começando a nos incomodar e está nascendo lá na nossa cabeça, no nosso mundo das idéias. Normalmente ainda não está muito claro o que é, mas certamente é algo que nos deixa ansiosos, em dúvida, inquietos.

No tarô mitológico (Juliet Sharman-Burke e Liz Greene) quem representa essa carta é a Atena (ou Minerva), deusa da Justiça. Podemos reconhecer a Atena pois quase sempre ela vem representada com uma espada em uma de suas mãos e uma balança na outra, isso porque ela traz o equilíbrio e a justiça com algum esforço. A Atena foi escolhida para ilustrar essa carta pois sua espada tem dois gumes, assim como a mente humana.

O que realmente me fascina nas cartas de espadas e, principalmente nessa carta inicial, é o poder que nós temos dentro dessa nossa caixola e que muitas vezes nós ignoramos ou nem sabemos disso. Puxa vida! Se somos capazes de criar úlceras de estress, porque não somos capazes de curá-las? Ou evitá-las pelo menos?

Dentro da gente conseguimos criar uma novela inteira, cheia de personagens e tramas. Conseguimos fazer a viagem mais maravilhosa ou a pior de todas. Temos o poder do corpo aqui dentro, mas o desconhecido ao nosso redor nos assusta tanto que nos tira essa concentração. Talvez seja um dos motivos de ser tão difícil praticar a meditação.

Não é fácil passar pelo Ás de Espadas, ele aparece na nossa vida e muitas vezes demoramos muito para entender o que é. Essa dúvida constante que fica na nossa cabeça e a angústia de saber a resposta da dúvida é característica base dessa situação. Mas, o resultado é bom, é um grande aprendizado que ninguém tira da gente.

Tenho vários amigos na faixa dos 30 anos que estão passando por alguma angústia, dúvida. Uma sensação de não saber o que fazer, de não ter ação porque simplesmente não sabe como agir, mas sabe que do jeito que está não está bom. Astrólogos podem associar este momento ao trânsito de Saturno, um planeta que normalmente aparece em nosso mapa aproximadamente de 7 em 7 anos e ele anuncia grandes mudanças. Mas viver essas grandes mudanças é difícil, principalmente porque a gente não entende qual é a grande mudança e nem qual será o resultado. A gente enxerga a casa de pernas para o ar, a gente se vê no olho do furacão, mas não vemos a famosa luz no fim do túnel.

Pressões de trabalho, relacionamentos, situações nos exigindo responsabilidade... Vamos fazendo, vamos fazendo... Mas qual o sentido? Onde estamos indo? É isso mesmo que EU quero da minha vida?

E tudo é tão doloroso porque esperamos alguma coisa que não sabemos o que é, é uma expectativa de dúvidas, como num luto. E penso que ao passar da juventude para a fase adulta, somos surpreendidos por alguns lutos: o luto da liberdade, o luto da ingenuidade, o luto da responsabilidade. E não seriam esses lutos os nossos “Ases de Espadas”?

O livro O dia do Curinga começa com o capítulo Ás de Espadas e eu começo meu blog com o mesmo capítulo. Seja bem vindo Ás de Espadas, nos traga essas dúvidas. A resposta, já sabemos, está dentro da gente.

26 comentários:

  1. Qual a última carta (capítulo) do livro?

    ResponderExcluir
  2. Nunca havia parado pra pensar que o naipe de espadas eram os nossos desafios. Sempre que ele aparece fico meio cabreira, querendo "roubar", mas depois disso, vou começar a refletir mais sobre ele. À propósito, adorei seu texto. E sou uma das primeiras seguidoras do seu blog. =)

    ResponderExcluir
  3. Adorei, consigo ver você me contando tudo isso em um almoço...rs...vou ler sempre!

    ResponderExcluir
  4. Prima, adorei!!!
    To ansiosa pelos próximos posts!
    Beijão, Fafá.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns. Posso escutar sua voz, animadíssima e risonha me contanto tudo isso de maneira deliciosa. Que venha o próximo. Assim será. J'Ane

    ResponderExcluir
  6. pessoal, muito obrigada! estou muito feliz de compartilhar com vocês umas coisas que tem aparecido pra mim.
    gui, o último capítulo é o rei de copas, outra hora falo um pouco mais sobre ele ;)

    ResponderExcluir
  7. Eba, mais uma blogueira na área! Adorei, Tita. Voltarei sempre. Bjão e saudades.

    ResponderExcluir
  8. Que lindoooooooooo...!!!!!Amei mt.
    principalmente sendo VOCE.
    Eu adoooooooooro essa menina...!!!!!
    tia Corujona.
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Ótimo começo! Agora eu quero ver os outros naipes.. rs

    ResponderExcluir
  10. Sil !! que trabalho lindo.
    PArabens pela iniciativa. Adorei o texto.
    BEIJOS Veri

    ResponderExcluir
  11. Sil, lindo! Parabéns pelo blog.Não entendo nadinha de cartas,mas sei que a vida, o dia-a-dia é um aprendizado.Seja no campo sentimental, profissional, familiar,enfim viva cada dia por mínimo que seja, e absorva vida, alegria, paz, amor.
    bjs
    Edi

    ResponderExcluir
  12. Olá, adorei, a sua perspectiva do luto e do poder, vinculados ao poder de um modo geral mas muito mais focado no poder pessoal; poder da mente - quem vem sob a alegoria do naipe de espadas - sintéticamente, incrível. Tenho uma afinidade particular por esse naipe, que tanto traz conflito para a nossa realidade. Que como citado, precisam de um direcionamento, um esclarecimento. O naipe de espadas me parece sempre, orientado por duas normas: Verdade e Justiça. Daí a sua complexidade e sua capacidade de conflito iminente, já que a mentira e o egoísmo acabam sendo tão ventilados na mídia. Que o Ás de espadas esteja com você assim como a espada de Greyscow. Beijos, muito sucesso, virou meu jornal diário.

    ResponderExcluir
  13. Silvs, parabéns pelo blog! Mas não vou virar seguidor porque eu esqueço. Acho que é porque eu não tenho naipe. Ou porque o meu naipe é sem naipe. Stress, úlceras? Sim. É verdade. Eu as crio com uma facilidade impressionante... Mas sempre acho a solução (ex: espinheira santa),rs.
    Beijos, Ots

    ResponderExcluir
  14. quem num tem naipe tbém pode aparecer por aqui, ots... é o curinga! ha!

    ResponderExcluir
  15. Sil, parabéns pelo Blog! ótimo Post de início.
    Vou ler sempre, e ainda mais esse assunto que gosto tanto.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Lindonaaaaa! Parabéns pelo Blog!
    Adorei!
    Bjs
    Dani.

    ResponderExcluir
  17. silvia,
    adorei!
    parabens e sucesso.
    bjs,
    rosangela

    ResponderExcluir
  18. Muito muito legal!
    Engraçado ver como esse livro, com a passagem do tempo (já faz 10 anos que lí? 10 anos que coleciono curingas?) continua muito atual!
    Preciso reler, pra ver como a tal vida adulta me fez mudar as interpretações!

    ResponderExcluir
  19. SIl, dei de cara com uma música que chama Ace of Spades, pasme, do motorhead. REsolvi votlar aqui pra postar pra vc.
    Não sei se a letra te dirá alguma coisa, mas segue.. rs
    http://www.sing365.com/music/lyric.nsf/ace-of-spades-lyrics-motorhead/ff4a7983e07c5f9148256c55000c3ad3

    ResponderExcluir
  20. Oi Edu!
    Que fofo, obrigada pelo comentário!

    Então, eu acho que o Ás de Espadas deve ser uma carta importante em algum jogo, pocker ou outra coisa. Pq ele aparece em muito lugar... inclusive no nome do restaurante da foto rs... Mas não é à toa que essa carta é importante, como escrevi no texto, no baralho de tarô ela começa a trazer idéias de mudanças...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Silvinha, parabéns pelo texto e pelo blog. Gostei muito. Continue escrevendo!
    Eu tenho este livro em casa, mas nunca li. Agora, me deu vontade. :)
    beijo,
    Emerson

    ResponderExcluir
  22. Silvinha minha querida....
    Li o texto.....parabéns, gostei muito!
    Grande beijo no seu coração!
    Solange Mary

    ResponderExcluir
  23. Ainda não tinha postado meu comentário...Gostei muito do texto! É verdade: nossa mente tem um poder enorme. Pena que o ser humano ainda não saiba usar todo este potencial para transformar o mundo.

    Desejo que esta mudança que Saturno está trazendo em sua vida seja repleta de coisas boas. :)

    bjs
    Marcelo Tomaz

    ResponderExcluir
  24. Sil, amei seu texto! Parabéns pelo blog!
    beijo

    ResponderExcluir