terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pajem de Ouros

Page of Pentacles - The Housewives Tarot
Quantas vezes temos a oportunidade de enxergar um presente que cai no nosso colo? Com Triptolemo (nomes gregos...) foi assim, ele ganhou um presente divino e ainda bem que conseguiu perceber!

Ele estava trabalhando no campo com sua família, quando viu uma fenda se abrir no meio do chão e uma carruagem com um casal entrar rumo às profundezas da terra. Dias depois, por relatar esse acontecimento para uma mulher, ele ganhou um presente.

A mulher era Deméter (Ceres), deusa da natureza, em busca de sua filha Perséfone (Cora) que fora raptada. Deméter não fazia idéia de onde ela poderia estar e já havia rodado o mundo à procura de notícias sobre a filha. Triptolemo foi o único a reconhecer Deméter e relatou seu testemunho sobre o rapto de Perséfone pelo Hades, senhor do Mundo dos Mortos.

Por esse feito Triptolemo foi recompensado: Deméter agradecida ensinou-lhe sobre as diferenças nos ciclos da natureza e também lhe deu o primeiro grão de trigo, ensinando-lhe a cuidar do solo, plantar e colher. Além disso, ele também aprendeu a arar a terra com o auxilio de bois e ganhou uma carruagem puxada por dragões, que andava tanto em solo quanto no ar, recebendo a missão de difundir entre os homens a arte da agricultura.

No baralho de tarô essa carta é o Pajem de Ouros. Uma passagem que retrata um presente que ganhamos por uma ação feita meio que sem querer, inconsciente. O presente ganhado por Triptolemo é muito claro e óbvio, ele ganha o conhecimento dos ciclos da natureza e um grão de trigo. Na nossa vida cotidiana, esses presentes às vezes não são muito claros...

Essa chateação da ansiedade que impera em nossa rotina e nos faz ficar inseguros e inconformados com as coisas em volta da gente nos cega para nossos presentes. Mas eles estão aí, bem mais perto do que imaginamos, basta sentir. Sentir que somos únicos, sentir que somos amados e desse nosso diferencial perceber a energia necessária para cuidar do que é nosso.

É chegado o momento de nos atentarmos ao presente que ganhamos, nos reservando tempo e até nos preservando um pouco. Pode ser um pensamento ou algo mais concreto como uma diversão ou um passatempo, que se colocarmos um pouco de energia pode virar uma fonte de renda, por exemplo. Não é tão fácil de enxergar, mas são oportunidades e presentes que ganhamos das nossas próprias escolhas.

O Pajem de Ouros nos traz a missão de nos dedicarmos às nossas sementes, independentemente de onde elas tenham vindo. É isso: ele nos mostra a capacidade que temos de dedicação e cuidado para os frutos que devemos cultivar e, para isso, basta enxergar nosso presente.

9 comentários:

  1. Uauuuuuuuuuuuuu............preciso dizer mais uma vez que está MARAVILHOSO?
    Maior orgulho em ser tua amiga.
    Beijos imensos e que sua Luz seja sempre aumentada

    ResponderExcluir
  2. Será que não estou enxergando vários presentes????? Vou meditar sobre esta estória!
    Obrigada, Sil, foi uma delícia o weekend! Beijos!
    Clau

    ResponderExcluir
  3. eu vejo o tempo como um presente :)ter tempo é um presente!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo trabalho !!!

    BJS
    VEri

    ResponderExcluir
  5. as pessoas tb são presentes! beijos,

    marina

    ResponderExcluir
  6. Ansiedade é um sentimento de expectativa. Ela nos prepara para enfrentar algo inesperado. Vejo a paciência como uma virtude para tentar controlar a ansiedade. Sentir essa expectativa faz parte da vida e não devemos achar que isso nos faz deixar de ganhar oportunidades. Na verdade ela nos põe em foco para um outro objetivo desejado. Não perdemos oportunidades por causa da ansiedade, nós ganhamos outras.
    Tempo é uma das poucas coisas que ninguém tira de vc. Tempo é o que mais temos em nossas vidas. Cabe simplesmente decidir o que fazer com ele.

    ResponderExcluir
  7. Sil... adorei! Com certeza somos presenteados em vários instantes de nossas vidas. Beijos querida!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, Silvia! É aquela velha história: "plantamos o que colhemos". Uma palavra dita gera suas consequencias. Muitas vezes não nos damos conta destas consequencias. Gostei muito do seu post! bjs, Marcelo T.

    ResponderExcluir